Pesquisar neste blogue

Você é o mais perto que eu posso chegar do paraiso

Seja bem Vindo !

sábado, 28 de janeiro de 2012

Prevenção

Dicas para evitar o câncer
Tabagismo: pare de fumar agora.
Faça uma alimentação rica em legumes, frutas, verduras e cereais. Evite carnes e alimentos gordurosos.
Evite bebidas alcoólicas
Faça exercícios físicos regularmente
Para as mulheres realize o auto-exame da mama todos os meses. Mulheres acima de 35 anos ou com histórico de câncer de mama na familiar realizar a 1ª mamografia precocemente.
Mulheres: ir ao ginecologista a cada 6 meses realizar Papanicolau e exames de prevenção
Homens: realizar o controle da próstata a partir dos 40 anos.
Evitar exposições prolongadas ao Sol, evitar ainda o período das 10:00 às 16:00. Utilizar protetor solar diariamente.

Faça regularmente auto-exame na pele. Qualquer mancha de pigmentação escura, com coceira, sangramento, assimetria ou que perceba aumento de suas dimensões procurar um dermatologista
Consulte-se pelo menos uma vez ao ano com seu médico
 Todos os tipos de câncer são curáveis, e suas chances estão diretamente relacionadas ao diagnóstico mais precoce e um tratamento especializado.

O especialista em oncologia ortopédica tem formação em ortopedia, traumatologia e em oncologia ortopédica. Na oncologia ortopédica são abordadas llesões dos ossos e dos tecidos das partes moles (por exemplo, tumores dos músculos, tendões e subcutâneos). Essas lesões, de maneira geral podem ser classificadas como lesões pseudotumorais ("falsos tumores"), tumores benignos e tumores malignos (câncer ósseo, sarcomas de partes moles, metástases).

Denominamos câncer primário ósseo, o tumor maligno que se origina no osso. Este tipo de tumor é relativamente raro. Pode acometer pacientes em qualquer idade, mas é mais frequente nas crianças e adultos jovens. O crescimento deste tipo de tumor pode ocorrer em qualquer segmento ósseo, mas é mais frequente nos ossos longos dos membros superiores e inferiores. Existem diferentes tipos de cânceres ósseos. Os mais frequentes são: o osteossarcoma, o tumor de Ewing, o condrossarcoma e o mieloma múltiplo.

O desenvolvimento do câncer ósseo raramente está relacionado a fatores predisponentes, mas algumas lesões benignas (doença de Paget, osteocondromatose múltipla, osteomielite crônica) podem sofrer transformações e serem sítios de seus aparecimentos, assim como regiões que foram submetidas à radioterapia prévia. Não existem dados que relacionem o trauma prévio com o desenvolvimento destes tumores. Entretanto, o paciente muitas vezes observa a presença da tumoração, apenas após o trauma.
 
O osteossarcoma é o tumor primário ósseo mais frequente. Este tipo de tumor acomete principalmente crianças e adolescentes. As queixas mais frequentes dos pacientes, e que costumam motivar a consulta ao médico são: dor e/ou aumento de volume no local (nódulo, massa, tumor, caroço). Embora qualquer segmento ósseo possa ser acometido, as regiões mais frequentes são nos ossos ao redor do joelho (região distal do fêmur e proximal da tíbia) e do ombro (região proximal do úmero).

A suspeita inicial deste tipo de câncer é feita inicialmente pela história clínica e por alterações visualizadas nos exames de raios-X. A partir desta suspeita são solicitados exames complementares para melhor avaliação em relação à lesão local e de outros órgãos (ressonância nuclear magnética do segmento em estudo, tomografia de tórax, cintilografia óssea corpo total). Em seguida é programada uma biópsia do tumor, que preferencialmente deve ser realizada pela equipe que fará o tratamento, pois a cicatriz da biópsia faz parte do planejamento cirúrgico de ressecção do tumor, uma vez que é uma região considerada como área de contaminação por células tumorais. Após a confirmação do diagnóstico anatomopatológico realizada através da biópsia é iniciado o tratamento que consiste em quimioterapia antes da cirurgia, cirurgia e quimioterapia após a cirurgia.





Sem comentários:

Enviar um comentário